Sabe aquela sensação de “não tenho roupa pra vestir!” antes de sair de casa? É horrível, não é? Por isso, separamos dicas de combinações de cores que vão te ajudar na hora de combinar peças e vão mudar sua percepção na hora da compra independente do seu estilo.

Combinando as Cores

Entenda As Cores

Primeiramente, vamos apresentar para vocês o Círculo Cromático. Ele é uma ferramenta da fotografia utilizada para obter resultados de combinações de cores e que vai ser muito útil para montarmos nossos looks de forma rápida.

Tradicionalmente, o círculo cromático é representado como o próprio nome indica, por um círculo com 12 cores:

– Três cores primárias: não podem ser obtidas através de outras, como o amarelo, azul e vermelho.
– Três cores secundárias: formadas pela mistura das cores primárias, obtemos laranja, violeta e verde.
– Seis cores terciárias: compostas pela mistura das cores secundárias.

No círculo cromático, existem algumas regrinhas para combinarmos as cores, são as chamadas harmonias ou combinações, que como o próprio nome diz, deixa a combinação de cores harmônica para nossos olhos e consequentemente para o visual de nossas roupas, são bem simples de serem usadas e chegarão em um resultado muito bonito

Combinação Monocromática

A combinação monocromática ou harmonia monocromática é aquela que vai usar apenas uma cor em sua composição, normalmente são usadas as cores primárias, mas não existe uma regra a respeito. Bem simples, não é? Essa opção adiciona personalidade a seu visual de forma discreta e é a cara da moda minimalista! Nossa dica para esse visual, é usar diferentes texturas e somar com acessórios da mesma cor da roupa.

Combinação Análoga

A combinação análoga ou harmonia análoga é bastante comum com cores quentes durante o verão e primavera. Nessa harmonia, é escolhido uma cor, logo em seguida, você irá adicionar a composição a cor da direita e a cor da esquerda. Ou seja, são as cores próximas. Como exemplo, você pode usar vermelho, rosa e roxo no seu visual.

Combinação Complementar

A combinação complementar ou harmonia complementar, é uma combinação de cores opostas. Esse tipo de combinação gera contraste e deixa o visual muito elegante.

Combinação Tríade

Para quem gosta de looks ousados, a combinação tríade ou harmonia tríade, junta cores distintas com bastante impacto, mas de forma uniforme. Para esse tipo de combinação, você deve traçar um triangulo no círculo. Nessa harmonização, use os tons mais claros na hora da composição.

Preto e Branco

A tradicional combinação de cores, é sem dúvidas nenhuma uma das mais fáceis de combinar e dispensa comentários quando o assunto é sobriedade no visual. Você também pode, adicionar preto ou branco nas composições monocromáticas, complementares ou análogas. Nossa dica, é tomar cuidado com estampas na hora de misturar as cores.

Escolhendo as Cores

Agora que você já sabe como usar as cores, vamos entender melhor o significado e emoções geradas a partir de cada tom de cor e as suas sazonalidades.

– As cores claras são percebidas como mais amigáveis, informais;
– As cores vivas passam uma mensagem de energia, entusiasmo, diversão;
– As cores escuras são percebidas como mais autoritárias, fortes, dramáticas;
– As cores opacas enviam uma mensagem de conservadorismo e às vezes até timidez;
– As cores intermediárias são clássicas e neutras;
– As cores claras, vivas e quentesavançam” ao olhar;
– As cores escuras, opacas e friasretrocedem” o olhar.

Vale pontuar, que, cores frias remetem ao inverno, tons terrosos ao outono e cores quentes remetem a primavera e ao verão.

Pronto! Agora você já sabe como montar um look colorido sem errar. Não tenha medo de usar as técnicas de cores com sua bota Perlatto preferida e aplicar em diferentes estilos.