Tudo sobre o dia da mulher: Conheça a história por trás desse dia tão celebrado

Mulheres dando risada para ensaio fotográfico.
Modelos mulheres de diversos estilos e etnias

A História do 8 de Março

Conectados a ‘internet’ a todo momento, todos nós sabemos quando o 8 de março chega e o que ele representa. É aquela época que marcas aproveitam para divulgar a data e vender usando a ideologia. Além disso, a data é merecedora de uma reflexão e tem bastante história para contar.

O dia da mulher foi criado em homenagem à luta das mulheres durante os séculos, intensificada durante a revolução industrial. Tudo começou durante o século XX e devido aos movimentos trabalhistas sociais e feministas da época, em uma luta por melhores condições de trabalho e igualdade social.

Inicialmente, os movimentos revolucionários, defendiam melhores condições de trabalho para mulheres, já que elas recebiam menos, não havia nenhuma licença-maternidade e a carga horária geral já era muito alta, sendo 14h de trabalho por dia e 6 dias de trabalhos por semana. Contudo, assim que o movimento começou a crescer, a causa feminina começou a defender a mulher em outros aspectos, como os direitos cíveis, combate ao feminicídio e tudo que tem respeito a igualdade até atualmente.

Durante essas revoluções trabalhistas e sociais da mulher, os movimentos tomaram como símbolo, o dia 8 de março. Isso se deve, por conta de um incêndio causado em uma fábrica nos Estados Unidos na cidade de Nova York na fábrica Triangule Shirtswaist no ano de 1911, o incêndio foi intencional e vitimou 146 pessoas, sendo 125 mulheres e 21 homens, em sua maioria judeus. Isso motivou uma grande comoção na Rússia, onde no dia 8 de março foi realizado uma revolução trabalhista das mulheres, ficando marcado como o dia da mulher.

O dia 8 de março foi comemorado ao longo dos anos, mas só foi reconhecido em 1975 pela ONU como o dia Internacional da Mulher, sendo comemorado até hoje.

A Reflexão

Street style, coturnos, jaqueta jeans, negras, pretas, brancas, moda feminina, calçada, escada
Mulheres em uma escada

Apesar de no passado a situação ser muito pior, hoje em dia, a mulher continua sofrendo com o machismo, diferenças salariais, abando dos parceiros na maternidade e alguns outros problemas. E é isso que a data sugere que toda a sociedade reflita, estamos todos iguais? O que falta ser feito? Mas também, é motivo de comemorar as vitórias e lembrar os feitos já realizados em união e conscientização.

Nessa data, parabenize todas as mulheres próximas a você e lembre-se do que criou essa data: A necessidade de igualdade.